Recapagem

 

Recapagem Michelin

Histórico
A recapagem realizada pela Michelin é um sistema Premium e exclusivo, que permite a combinação de matérias-primas e os mais altos recursos tecnológicos. Este processo permite uma maior longevidade da vida do pneu. O processo de recapagem, se realizado corretamente, possibilita transformar o pneu reformado no mais próximo possível do pneu novo. Se esse serviço for realizado por profissionais e com carcaças Michelin, a performance do pneu será ainda mais duradoura.
 

Recapagem Refill

O Refill é um serviço exclusivo para pneus MICHELIN, realizado somente em licenciados com certificado ISO 9001:2000 e qualificados pela MICHELIN. É a renovação completa do pneu, proporcionando muito mais durabilidade e aproveitamento total do potencial da carcaça MICHELIN, reduzindo o descarte de pneus no meio ambiente e é coberto pela garantia exclusiva REFILL para carcaça e serviço.

Carcaças Michelin: reconhecidas pela sua qualidade confirmada em pesquisas de opinião, são as carcaças que possibilitam o maior número de recapes. São produzidas sob um processo do mais alto padrão de tecnologia, qualidade e eficiência, com matérias-primas, máquinas e sistemas que garantem os melhores resultados de durabilidade e performance quilométrica do mercado.

Bandas de Rodagem Michelin: produzidas com compostos de borracha inovadores e especialmente desenvolvidas para montagem em todos os eixos e condições de uso, possuem os mesmos desenhos dos pneus novos Michelin.

Processo Michelin: desenvolvido especialmente para garantir os melhores resultados em todas as etapas do processo de recapagem, garantindo a qualidade fi nal do produto, possui máquinas e sistemas especialmente desenvolvidos e pessoal treinado pela Michelin.

Sistema de Qualidade Michelin: o padrão de qualidade Michelin é uma filosofia implementada em todas as etapas de uma recapagem Michelin, com métodos e ferramentas desenvolvidos especifi camente para este objetivo. Todo o licenciado Michelin é submetido a uma auditoria externa sobre o desenvolvimento, licenciamento e implementação de serviços de recapagem, visando a certifi cação ISO 9001:2000.

Recapagem Recamic
A recapagem Recamic conta com uma equipe especializada e treinada pela MICHELIN para a realização de serviços de reformas em carcaças previamente analisadas e que não necessariamente possuem a marca MICHELIN. Esse serviço de recapagem proporciona aos licenciados o direito exclusivo de produzir e vender pneus reformados Recamic.

Fonte: Site Michelin


 

Máquinas

Máquinas

A tecnologia Michelin está presente também, nas máquinas que auxiliam os técnicos Recamic na tarefa de dar nova vida aos pneus de nosso clientes. Confira os processos pelo qual seu pneu passa até o acabamento final.

Limpeza

Limpeza

A limpeza dos flancos do pneu, é feita em ambiente separado do processo, reduzindo o risco de contaminação.

Verificação inicial

Verificação inicial

Na Recamic a carcaça do pneu é inspecionada, através da tecnologia NDT, responsável pela detecção de micros furos invisíveis a olho nu, avaliando então, se a mesma possui condições para recapagem.

Raspagem

Raspagem

Raspagem uniforme da banda de rodagem, preparando o perfil e a textura para a recapagem.

Máquina Raspadora

Máquina Raspadora

Dotada de um sistema automatizado onde o operador tem um contato mínimo com o pneu, esta máquina executa através do seu conjunto de lâminas uma raspagem uniforme da banda de rodagem desgastada, visando preparar os perfis e espessuras recomendadas (raio, largura, perímetro, simetria e a rugosidade da superfície raspada) afim de obter uma geometria precisa para a colocação de uma nova banda de rodagem. Conta com um sistema de apoio ergonômico e acessórios que garantem um tratamento mais adequado (elevador de carcaça, raspadora manual, limpa flancos e aspiração automática), garantindo uma boa performance e disposição dos resíduos provenientes do processo.

Dissolução

Dissolução

Nesta etapa o pneu recebe uma camada de produto com a função de evitar a oxidação dos cabos de aço expostos.

Escareação

Escareação

Técnicos especializados tratam os danos dos pneus, permitindo uma recuperação integral da estrutura.

Reparação

Reparação

Nesta etapa são aplicados manchões e é feito o preenchimento de sulcos e ranhuras. O composto de borracha utilizado na Recamic é o mesmo que utilizamos na fabricação dos pneus Michelin.

Preparação de banda

Preparação de banda

Nesta etapa a banda de rodagem é cortada no tamanho indicado via laser no processo de raspagem e preparada para a aplicação.

Roletagem

Roletagem

A banda pré-moldada é preparada e aplicada em tensão repartida sobre a carcaça.

Envelopagem

Envelopagem

O pneu recebe dois envelopes, um externo e outro interno, os mesmos tem a função de manter a banda de rodagem fixada na carcaça durante o processo de vulcanização.

Vulcanização

Vulcanização

Através de um processo de alta pressão e temperatura, é feita a vulcanização da banda dos pneus. Aqui renasce um pneu recapado com a máxima qualidade Michelin.

Máquina Autoclave

Máquina Autoclave

Garante a coesão definitiva por vulcanização dos produtos sobre a carcaça. Equipada com um sistema de supervisão sofisticado permite a manutenção da qualidade dos pneus garantindo assim uma boa vulcanização, segurança ao operador, segurança ao equipamento e ao processo.Dispõe de um sistema de supervisão e manutenção a distância (via modem), que permite intervenções sem a perda de tempo no deslocamento de um técnico especializado.

Verificação Final

Verificação Final

Após todo o processo, uma rigorosa avaliação libera a entrega do novo pneu ao cliente.